"Dilemas morais são situações nas quais nenhuma solução é satisfatória. São
encruzilhadas que desafiam todos que tentam criar regras para decidir o
que é certo e o que é errado, de juristas a filósofos que estudam a
moral."
Sempre tive um fascínio por este assunto e acho interessante ver as
diferentes escolhas e razões de cada um. O que é que fariam nestas
situações? Tentem justificar também!
1 -
Campo de concentraçãoImagina que és um prisioneiro num campo de concentração. Um guarda está prestes a enforcar o teu filho que tentou escapar e quer que sejas tu a executá-lo. O guarda diz que, caso não o faças, não só ele irá matar o teu filho, como também outro prisioneiro inocente. Não tens qualquer dúvida de que ele o consegue fazer. O que é que fazes?
2 -
O vizinhoTens uma filha extraordinária. Ela tem 8 anos e sempre foi uma rapariga feliz e simpática. Mas aconteceu uma coisa há pouco tempo que a alterou: ela foi violada. Pelo que depreendeste, tens quase a certeza de que o culpado foi o teu vizinho, mas não tens provas que o incriminem.
Tentas voltar a pôr a tua vida nos ajustes, mudando de casa e tentando ajudar a tua filha a recuperar, mas este incidente mudou demasiado a vida dela e a da vossa família.
Uma dia, quando estás a jantar num restaurante, reparas que o teu antigo vizinho está noutra mesa. Ele está a comer sozinho e parece estar infeliz. No dia seguinte, vens a saber que a mulher dele foi assassinada. Encontraram-se pistas que o apontam como o assassino, mas apercebes-te de que a mulher foi assassinada à hora em que o viste no restaurante.
Tens agora um dilema. Se não disseres nada, ele será julgado e o verdadeiro assassino continuará à solta. Se lhe deres um álibi, ele fica livre, mas não tens a certeza de que o verdadeiro assassino será descoberto ou se, até, o teu antigo vizinho contratou alguém para assassinar a mulher. O que é que fazes?
3 -
O bombistaConseguiu prender-se um bombista que tinha ameaçado explodir várias bombas em zonas movimentadas da cidade. Infelizmente, ele já tinha plantado as bombas antes de ter sido preso e elas podem explodir a qualquer momento. É possível que morram centenas de pessoas. As autoridades não conseguem descobrir onde estão as bombas através do bombista, dado que ele se recusa a colaborar com a polícia. No meio desta situação, um oficial sugere torturá-lo. Isto seria ilegal, mas este oficial pensa que não deixa de ser a coisa certa a se fazer. Concordas? Se sim, também achas que seria moralmente justificado que se torturasse a mulher inocente do bombista se essa for a única forma de ele contar onde estão as bombas? Porquê?
4 -
Bote salva-vidasEstás num cruzeiro. Dois dias depois, o navio encontra problemas técnicos. O capitão avisa que um dos flancos do navio foi perfurado e que precisam de ir para botes salva-vidas para abandonar o navio.
Entras num bote, mas, quando este está a ser baixado para o mar, bate no navio, abrindo um buraco de lado e fazendo com que comece a entrar água. Há 10 pessoas no bote e, para evitar que o bote afunde, 9 pessoas têm de ir retirando água com as mãos, enquanto uma descansa; ao fim de dez minutos, a pessoa que estava a descansar volta ao trabalho, enquanto que outra ocupa o seu lugar. Ao manter este exercício, conseguem prevenir que o bote se afunde, mas o vosso trabalho tem de ser contínuo. Ao haver períodos de descanso, o bote aguenta mais tempo sem se afundar. No entanto, se a equipa de resgate demorar, dentro de 5 horas o bote afundar-se-á e morrerão todos.
Quando estás a descansar, reparas noutro bote onde está um amigo que fizeste no cruzeiro. Ao ver a tua situação, faz-te sinal, chamando-te para o bote dele, que tem apenas mais um lugar vazio. Reparas também que o bote dele está a afastar-se com a corrente e que, assim sendo, tens de tomar uma decisão rápida.
Estimas que, se mudares de bote, forçarás os restantes 9 a fazer um trabalho contínuo, que reduzirá o seu tempo de sobrevivência para 2 horas, mas que te permitirá viver o suficiente para seres resgatado.
Se ficares no bote, não terás outra oportunidade de mudar, e não há qualquer garantia de que a equipa de resgate chegará em menos de 5 horas. Assim sendo, podes sujeitar-te a morrer afogado, mas darás mais hipóteses de sobrevivência aos outros 9.
Tens então de tomar uma decisão:
a) Ficas no bote, ajudando a mantê-lo à superfície, e esperando que a equipa de resgate chegue em 5 horas.
b) Vais para o outro bote, assegurando o teu resgate, mas reduzindo as hipóteses de sobrevivência dos outros 9.
Qual escolherias? Porquê?
Podem responder apenas a um dilema, ou a vários! (: